sábado, 28 de janeiro de 2017

Primeira Aula Educação e TICs 23/01/2017


Apresentação da nossa dupla

  

Somos a dupla Danubia Tavares dos Santos e Jaqueline da Silva alunas do 1° período curso de graduação em Pedagogia na Universidade Federal de Alagoas/CEDU, temos como objetivo no nosso blog trazer para todos de uma forma bem simples e objetiva a nossa visão sobre as aulas de Educação e Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) sendo essas aulas ministradas pelo Professor Fernando Silvio Calvante Pimentel.
Sejam bem-vindos ao nosso blog e fiquem a vontade para comentar e debater sobre nossa ideias.

Resumo da primeira aula no dia 23/01/2017

Como em todas as disciplinas na primeira aula cada aluno fez uma breve apresentação, essa forma de iniciar a aula é necessária pois nos mostra um pouco do interesse de cada um nesse ambiente. Após, vimos as formas de avaliação e os métodos de ensino utilizado pelo professor:
  • Livros/Leituras de Textos
  • Atividades
  • Portfólio/Blog em dupla (BLOGGER)
Temos como leitura obrigatória para o semestre o livro "A Aprendizagem das Crianças na Cultura Digital" do autor Fernando Silvio Calvante Pimentel, que tem como objetivo mostrar como a tecnologia pode sim ser uma boa ferramenta de pesquisa usada por crianças e que auxilia na interação entre aluno e professor.
Discutimos ainda sobre alguns conceitos, como:
  • Aprendizagem é algo misterioso, pois quanto mais se aprende mais tem para se aprender. Que necessita ter significância e objetivos, para poder assim receber feedback. Ela ainda pode ser tradicional que é quando o aluno ou aprendiz é receptor do conhecimento e o professor é emissor. Na moderna o aluno passa a ser participante e o professor mediador.
  •  O Professor auxilia na construção do conhecimento, que gera a autonomia no aluno que passa a buscar aprimorar seu desenvolvimento intelectual por sua própria iniciativa.
  • O instrutor usa técnicas e repetições, e isso não ajuda ao aluno ou aprendiz a buscar a autonomia.
Em outro momento na aula o professor falou sobre o currículo LATTES, que é onde está registrado os currículos de alunos, professore e pesquisadores. É como um banco de dados que é utilizado para avaliações dos cadastrados. 
Também foi apresentado uma ferramenta que elabora mapas conceituais que tem por objetivo uma aprendizagem significativa, CMAPTOOL. Esse software é bem fácil de usar e o melhor é que Gratuito.







3 comentários:

  1. Parabéns, muito bom conhecer a dupla e o seu bom trabalho. Com destaque para o currículo LATTES, e o programa CmapTool. E a forma lúdica do resumo. Continuem assim, perseverantes!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Val!
      E fique a vontade para questionar qualquer coisa que tenha lhe chamado a atenção.

      Excluir
  2. Muito bom! Resumo simples, direto e de fácil compreensão do que se passou na aula.

    ResponderExcluir