domingo, 5 de fevereiro de 2017

Educação de alunos no século XXI

 Entrevista do dia 05/03/2015 do Valor Econômico ao Mozart Neves Ramos 

 Estávamos aqui fazendo uma pesquisa e encontramos uma entrevista do Jornal Valor Econômico com o Mozart Neves Ramos, educador, escritor e também já foi Secretário da Educação em Pernambuco. E em nome do jornal o Valor lhe foi perguntado o seguinte:
 - A internet e as redes sociais mudaram a relação do aluno com a escola?
E Mozart responde:
 - Na minha opinião, completamente. Eu costumo dizer que a gente ainda tem uma escola do século XIX, porque a larga maioria das escolas não tem banda larga, laboratórios tecnológicos. Então temos uma escola do século XIX, um professor do século XX e um aluno do século XXI. Quando eu era estudante, eu tinha dois eixos para buscar a informação: o professor ou a biblioteca. Hoje não, só com o meu celular eu posso obter informações que levaria uma semana para saber. Vou dar um exemplo: eu estava dando aula na Federal de Pernambuco, como professor, e deduzi uma equação chamada equação de Kirchhoff, que mede a capacidade dos corpos com a temperatura. Aí um aluno me pergunta: Mozart, esse Kirchhoff é o mesmo da física, que mede a corrente dos circuitos elétricos? E eu disse olha, eu não sei te responder, mas na próxima aula eu trago a resposta. Na mesma hora um aluno diz: Mozart, posso entrar na internet pra ver? E pegou o celular, deu um Google e respondeu o que eu demoraria uma semana para responder. A informação hoje não está mais só com o professor.     O professor hoje tem que ser muito mais um papel de tutor, que vai qualificar esse conteúdo que está na rede, ajudar o aluno nessa caminhada. O aluno não vai mais aguentar alguém só falando por uma, duas, três horas, só escutar.
 Essa entrevista em parte nós fez refletir em como podemos auxiliar nosso alunos a usar as ferramentas tecnológicas da maneira correta e no momento certo. O educador tem uma grande responsabilidade, mas não estamos afirmando que a responsabilidade é apenas do educador, mas também da escola que em muitas vezes não possibilita uma estrutura adequada para que haja essa transformação na educação. O importante e a nossa conscientização agora que estamos em formação acadêmica e nos preparando para nos tornar bons educadores/as do século XXI.

Link da entrevista completa:

4 comentários:

  1. Excelente matéria, Danúbia e Jaqueline!
    Concordo plenamente! A matéria, retrata a realidade de nossa educação. Um modelo ultrapassado (na maioria das escolas), principalmente nas escolas públicas. Cabe a nós Professores, entendermos e lutarmos para que, tais mudanças se fazem necessárias e que, ocorram. Precisamos diminuir a distância (tecnológica) entre nós, Professores e Alunos, aproveitando e usando de maneira consciente, as novas tecnologias que, a todo instante, se apresentam. Buscar a integração dessas novas tecnologias á educação, talvez, seja uma saída para a melhoria do quadro apresentado.
    Parabéns pela pesquisa e pela matéria!
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelos elogios...
      Fico feliz em saber que a minha postagem tenha agradado e te proporcionado um pouco de conhecimento que sei que isso você tem muito!
      E fique sempre a vontade para comentar....

      Excluir
  2. muito bom essa matéria, o modelo de relacionamento entre escola, educador e aluno em relação a utilização das mídias, das muitas tecnologias como recurso e ferramenta de uma aprendizagem progressiva precisa ser modificado, ampliado. aqui no meu município, Satuba, todas as escolas da rede municipal possuem laboratórios de informática, que são apenas salas com computadores, que não são utilizados pelos alunos, e quando são utilizados, os alunos ficam a vontade para acessar a internet, sem direcionamento, nem planejamento. caberá a nós caros colegas lutarmos para que as tecnologias viabilizem a aprendizagem e a educação em nosso país. parabéns pela pesquisa, muito enriquecedor. ANA PAULA E LIDIANE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado!
      Que bom que gostaram da postagem e espero sempre poder trazer bons assuntos para ser debatido.
      Verdade tem escolas que tem recursos mais não são bem utilizados, a internet é uma ótima ferramenta de pesquisa. É como uma cozinha cheia de equipamentos modernos e não ter alguém capacitado para utilizar, não adianta nada!

      Excluir